CONTROLADORA DOS DADOS: COOPERATIVA DE CONSUMO COOPERCICA, sociedade cooperativa inscrita no CNPJ/MF sob o nº 50.974.732/0001-50, com sede localizada à Rua João Ferrara, 233, Jardim Pitangueiras, Jundiaí-SP, CEP: 13206-714.
A Coopercica tem um forte compromisso pela segurança de seus dados prezando sempre pelo respeito a sua privacidade, e por isso, elaboramos este documento para melhor lhe informar sobre como seus dados pessoais são tratados dentro desta cooperativa e quais medidas foram e continuam sendo tomadas para protegê-los.
A presente Política de Privacidade diz respeito às atividades de tratamento de dados pessoais realizadas pela Coopercica no âmbito do cadastro de cooperados cliente Coopermais e nas compras realizadas nas lojas físicas ou realizadas online na modalidade delivery.
Para seu melhor entendimento seguem alguns conceitos fundamentais:
- • Cooperado: toda pessoa física que adquire produtos ou serviços;
- • Titular dos dados pessoais: pessoa física natural, sujeito de direitos e possuidor de dados protegidos pela lei;
- • Tratamento de dados: Toda e qualquer operação realizada com dados pessoais, desde sua captação, manipulação, armazenamento e descarte;
- • Controlador: Pessoa jurídica que toma as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais, determinando quais dados serão tratados e compartilhados, sendo o responsável pela proteção destes;
- • Operador: Pessoa física ou jurídica que trata dados a mando do controlador;
- • Dados pessoais: Toda qualquer informação que identifique ou que seja capaz de identificar uma pessoa natural, como nome, CPF, endereço;
- • Dados pessoais sensíveis: Categoria de dados pessoais que podem levar seus titulares a situações discriminatórias (exemplo: raça, orientação sexual, política, religiosa, afiliação sindical);
- • Consentimento: manifestação livre, realizada de modo inequívoco, pelo qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.
- • Anonimização: utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.
- • Plataforma: toda e qualquer ferramenta digital oficial da COOPERCICA, como site institucional, e-commerce, site de serviço de entrega, site de serviço de agendamento de retirada de compras em loja, página nas redes sociais, aplicativos, etc.;
- • Encarregado de proteção de dados (DPO – Data Protection Officer):responsável pela comunicação entre o controlador e operador de dados com os titulares dos dados pessoais e com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD);
- • Cookies: pequenos arquivos que são salvos no dispositivo do usuário por meio do navegador utilizado. Servem para identificar determinado usuário, identificando suas preferências, gostos, comportamentos e senhas anteriormente salvas;
Ao realizar sua adesão como cooperado você autoriza expressamente a coleta e tratamento de seus dados pessoais para as finalidades informadas, em especial para o cumprimento do objeto social da Coopercica, concordando com os termos da presente Política de Privacidade e com o disposto no Estatuto Social da Coopercica.
Como cooperado, é seu direito ter acesso ao estatuto da Cooperativa de Consumo Coopercica. Caso deseje ter acesso ao documento basta enviar um e-mail com a solicitação, nome completo e matrícula de cooperado para o e-mail diretoria@coopercica.com.br
1. Como utilizamos os Dados Pessoais?
Lojas físicas
Quais dados são coletados?
Quando você realiza uma compra em qualquer de nossas lojas físicas, são coletados os seguintes dados:
Dados de identificação: Informações fornecidas por você no momento da compra, como por exemplo seu número de cooperado ou número de CPF para cadastramento das compras e emissão do cupom fiscal; imagens coletadas por nossas câmeras de monitoramento e vigilância de circulação de pessoas em nossos estabelecimentos; em compras realizadas nas nossas drogarias, dados referentes à condição médica do titular podem ser necessários em razão da apresentação de receita médica, nos casos de compra de medicações de uso controlado, de acordo com a legislação vigente.
Dados de pagamento: Para efetivação de sua compra são fornecidas informações como: número do cartão de crédito ou débito.
Para que finalidades os dados são utilizados?
A Coopercica realiza o tratamento apenas dos dados necessários para o cumprimento de seu objeto social, assim, confira abaixo as finalidades para as quais seus dados estão sendo tratados:
- • Identificação de seu sócio cooperado;
- • Cumprimento das obrigações contratuais assumidas;
- • Viabilização de aquisição de medicamentos controlados;
- • Definição e análise de padrões e preferências de consumo de nossos clientes;
- • Viabilizar o processo de troca ou devolução de produtos, dentro do prazo estabelecido no Código de Defesa do Consumidor;
- • Produção de relatórios sobre análise de inteligência de negócio para estudo de mercado, visando a consolidação de indicadores e ações de melhorias contínuas;
- • Realização de campanhas publicitárias com ofertas padronizadas de acordo com o perfil de compras;
- • Aumento de mecanismos de segurança física e patrimonial;
- • Avaliação financeira visando apurar a aceitabilidade de meios de pagamento;
- • Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas e/ou arbitrais;
Cadastro de cooperados cliente CooperMais
Quais dados são coletados?
Quando você realiza seu cadastro para se tornar um cooperado cliente CooperMais, os seguintes dados são coletados:
CPF, e-mail, celular, nome completo, data de nascimento, gênero, endereço.
Dados cadastrais: Informações fornecidas por você no momento do cadastro como: nome completo, número de CPF, endereço de e-mail, telefone/celular, data de nascimento, gênero e endereço completo.
Dados de pagamento: Para efetivação de sua compra são fornecidas informações como: número do cartão de crédito ou débito.
Dados de registros eletrônicos e interação do usuário: Em decorrência de sua navegação em nossas plataformas, seja como usuário cadastrado, cooperado ou visitante, coletamos informações tais como dados dos itens comprados, endereço de IP (Protocolo de Internet), Session ID (identidade/token de sessão) e demais informações relacionadas à interação do usuário, tais como data e hora de acesso, produtos visualizados, histórico de compras, tempo gasto nas páginas, áreas visitadas, registro de cliques e identificadores de cookies.
Para que finalidades os dados são utilizados?
A Coopercica realiza o tratamento apenas dos dados necessários para o cumprimento de seu objeto social, assim, confira abaixo as finalidades para as quais seus dados estão sendo tratados:
- • Inscrição e identificação de seu sócio cooperado;
- • Cumprimento das obrigações contratuais assumidas;
- • Viabilização de aquisição de produtos em geral na qualidade de cooperado;
- • Viabilização de aquisição de medicamentos controlados;
- • Definição e análise de padrões e preferências de consumo de nossos clientes;
- • Viabilizar o processo de troca ou devolução de produtos, dentro do prazo estabelecido no Código de Defesa do Consumidor;
- • Produção de relatórios sobre análise de inteligência de negócio para estudo de mercado, visando a consolidação de indicadores e ações de melhorias contínuas;
- • Realização de campanhas publicitárias;
- • Aumento de mecanismos de segurança física e patrimonial;
- • Avaliação financeira visando apurar a aceitabilidade de meios de pagamento;
- • Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas e/ou arbitrais;
Compras online (Delivery Coopercica)
Quais dados são coletados?
Através de nosso website, o cliente/cooperado cadastrado pode optar por adquirir e receber os nossos produtos no endereço de sua preferência, nesses casos os dados pessoais coletados são:
Dados de pagamento: Para efetivação de sua compra são fornecidas informações como: nome do titular, número do cartão de crédito ou débito, bandeira, data de vencimento, código de verificação e endereço de cobrança. Visando garantir maior segurança e mitigar possíveis fraudes eletrônicas, parceiros da cooperativa, operadores de dados, poderão utilizar os dados pessoais para: (i) garantir maior segurança e mitigar as fraudes eletrônicas considerando a análise do perfil do cooperado/cliente, histórico de transações realizadas e informações existentes nos bancos de dados do parceiro de negócio, aplicando o modelo estatístico de indicador de propensão à fraude pelas mesas de análise de risco, a fim de conferir o status sobre a suspeita de fraude eletrônica e evitar que sejam realizadas transações por terceiros em nome do cooperado/cliente e/ou utilizando informações falsas; (ii) para criar um cadastro de pontuação baseada no histórico de transações realizadas pelos cooperados/clientes e (iii) para fins estatísticos sem a individualização dos referidos dados.
Dados cadastrais: Informações fornecidas voluntariamente pelos titulares ao efetivarem o cadastro em nossa plataforma de delivery, tais como: nome completo, e-mail, CPF, data de nascimento, endereço, número de telefone, número de cooperado e senha de acesso à área exclusiva do usuário;
Dados de registros eletrônicos e interação do usuário: Em decorrência de sua navegação em nossas plataformas, seja como usuário cadastrado, cooperado ou visitante, coletamos informações tais como dados dos itens comprados, endereço de IP (Protocolo de Internet), Session ID (identidade/token de sessão) e demais informações relacionadas à interação do usuário, tais como data e hora de acesso, produtos visualizados, histórico de compras, tempo gasto nas páginas, áreas visitadas, registro de cliques e identificadores de cookies.
Para que finalidades os dados são utilizados?
A Coopercica realiza o tratamento apenas dos dados necessários para o cumprimento de seu objeto social, assim, confira abaixo as finalidades para as quais seus dados estão sendo tratados:
- • Identificação de seu sócio cooperado;
- • Prestação dos serviços de delivery disponibilizados no website da cooperativa;
- • Viabilização de controle de mecanismos de estoque, logística reversa e devolução de produtos;
- • Definição e análise de padrões e preferências de consumo de nossos clientes, inclusive para veiculação de ofertas personalizadas e indicação de produtos, conteúdos, notícias e demais informações;
- • Manutenção de cadastros para melhor comunicação com nossos clientes;
- • Viabilizar o processo de troca ou devolução de produtos, dentro do prazo estabelecido no Código de Defesa do Consumidor;
- • Produção de relatórios sobre análise de inteligência de negócio para estudo de mercado, visando a consolidação de indicadores e ações de melhorias contínuas;
- • Realização de campanhas publicitárias, inclusive através de parcerias com veículos de mídia e redes sociais;
- • Aumento de mecanismos de segurança física e patrimonial;
- • Avaliação financeira visando apurar a aceitabilidade de meios de pagamento;
- • Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas e/ou arbitrais;
- • Customização e aprimoramento dos mecanismos de navegabilidade;
- • Redução do risco de atividades ilícitas e combate à fraude;
2. Com quem nós podemos compartilhar os Dados Pessoais?
Para o desenvolvimento das atividades acima listadas, somente quando estritamente necessário, nós poderemos compartilhar os seus dados pessoais com alguns destinatários.
Alguns dos parceiros prestadores de serviços operadores do Cadastro de cooperados cliente Coopermais mencionados acima podem estar localizados no exterior e, nesse caso, a Coopercica adota salvaguardas adicionais para garantia de um nível adequado de proteção de dados pessoais, de acordo com o disposto na legislação brasileira.
Parceiros comerciais/prestadores de serviços e fornecedores: Tendo em vista que a para a efetiva prestação de nossos serviços dependemos da atuação junto a outras empresas, podemos compartilhar seus dados pessoais com parceiros, em estrito cumprimento às finalidades informadas aos titulares, visando concretizar o processo de entrega de mercadorias, efetivação de cobranças, envio de mensagens de WhatsApp e e-mails com ofertas exclusivas e oferecimento de participação em promoções com padrões de preferência definidos;
Auditorias externas: Nos casos de auditorias externas, dados pessoais poderão ser compartilhados, sobretudo quando à observância de parâmetros de privacidade e proteção de dados;
Autoridades públicas ou órgãos oficiais: para o cumprimento de obrigações legais, pode ser que seja necessário o compartilhamento de dados com autoridades públicas ou órgãos oficiais, mediante solicitação ou previsão legal expressa.
3. Como protegemos os Dados Pessoais?
A Coopercica tem uma preocupação enorme com a proteção de seus dados e sua privacidade, firmando o compromisso de preservá-la. Sendo assim, armazenamos seus dados em data-centers próprios, dotados de todas as proteções tecnológicas pertinentes, tendo sido adotadas todas as medidas legais aplicáveis, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e suas futuras regulamentações, garantindo a proteção dos seus dados pessoais.
Dentro de nossa cooperativa, seus dados estão protegidos contra acessos não autorizados, destruição, perda, comunicação ou qualquer forma de tratamento ilícito.
Seus dados pessoais serão mantidos durante todo o período em que permanecer como um cliente ou cooperado ativo da Coopercica. Caso você opte por deixar de consumir nossos produtos e serviços, podemos armazenar seus dados pessoais por um período adicional, para fins de auditoria e cumprimento de obrigações legais ou regulatórias. Ressaltamos que a retenção de seus dados nunca ultrapassará os prazos estabelecidos na legislação aplicável e nos objetos sociais.
4. Qual o tempo de retenção dos Dados Pessoais?
A presente Política de Privacidade da Coopercica respeita as seguintes diretrizes:
- • Somente são mantidos em nossos sistemas os dados pessoais estritamente necessários para o cumprimento das finalidades do tratamento, notadamente o cumprimento do seu objeto social. Sendo assim, sempre que não mais necessário, realizamos a devida exclusão de dados pessoais desnecessários ou excessivos;
- • Repisa-se que, mesmo com o propósito e compromisso de exclusão de dados desnecessários, preservamos informações essenciais ao cumprimento de obrigações legais e regulatórias, ou para o exercício regular do objeto do Estatuto Social, podendo inclusive proceder à pseudonimização de dados (criptografia), aplicando-se mesmo nos casos em que os titulares dos dados pessoais solicitarem as devidas exclusões;
- • Fica respeitado ainda o direito do titular de ter os seus dados completamente eliminados nos termos das legislações vigentes, respeitadas as obrigações legais e contratuais.
5. Como funcionam os cookies?
Podemos utilizar tecnologias de monitoramento para coletar informações das atividades que você realizar em nossos sites, visando lhe oferecer um serviço personalizado automatizado. Realizamos esse monitoramento através dos cookies, que são pequenos arquivos adicionados aos dispositivos dos usuários, ajudando-nos a analisar o tráfego de internet, nos permitindo saber se determinado usuário utilizou um site específico.
O cookie não nos dá acesso ao seu computador ou celular, e somente revela as informações que você escolhe compartilhar conosco.
O menu de ajuda na barra de seu navegador pode auxiliá-lo a evitar a inserção de novos cookies ou desativá-los.
6. Serviços de Marketing
Os serviços de marketing são oferecidos por meio de comunicações gratuitas sobre ofertas e oportunidades, via e-mail ou por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.
Para receber e usufruir os benefícios e ofertas adicionais da Loja Online e/ou em nossas redes sociais, basta realizar o seu cadastro de cooperado Cliente Coopermais. Esse cadastro é armazenado em nosso banco de dados de forma segura e sigilosa. Qualquer comunicação enviada para o seu e-mail será através do boletim periódico daCoopercica. Em nenhuma hipótese o seu e-mail ou qualquer outro dado será divulgado.
Caso não queira mais receber comunicados diretos da Coopercica, basta revogar seu consentimento, marcando a opção ao final de qualquer mensagem recebida, ou acessar seu painel de usuário e desmarcar as opções de recebimento de mensagens.
7. Os direitos dos titulares dos Dados Pessoais
Além de se informar através da presente Política de Privacidade, a Coopercica visa garantir que você como titular de dados pessoais possa exercer todos os direitos que Lei Geral de Proteção de Dados visa garantir aos titulares, dentre eles:
- • Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais;
- • Acesso aos dados pessoais;
- • Revogação do consentimento;
- • Correção de dados pessoais incompletos, imprecisos ou desatualizados;
- • Eliminação de dados pessoais tratados com o consentimento ou desnecessários, excessivos ou quando entender que a LGPD está sendo violada;
- • Solicitar informações sobre o compartilhamento de seus dados com parceiros e outras instituições;
- • Informações sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa, quando aplicável.
Todas as solicitações devem ser direcionadas ao e-mail: dpo@coopercica.com.br, e em todos os casos serão tratadas de forma gratuita, e serão submetidas a uma prévia avaliação de sua identidade e viabilidade do atendimento.
8. Alterações da Política de Privacidade
Tendo-se em vista que estamos em busca de constante aprimoramento para melhor lhe atender, nossa Política de Privacidade poderá sofrer alterações, inclusive com a inclusão de novas funcionalidades e serviços.
Ainda, sendo certo que a Coopercica tem como um de seus valores a transparência no modo como tratamos os seus dados pessoais, toda vez que alguma condição relevante referente ao tratamento de seus Dados Pessoais for alterada, essas alterações só serão válidas e surtirão seus efeitos após a publicização da nova versão em nosso site.
Fique tranquilo, essas alterações serão oportunamente informadas por meio de nossos canais de comunicação disponibilizados para você durante o seu cadastro (e-mail, WhatsApp e outros).
9. Dúvidas e correção de Dados
Sempre que você tiver qualquer dúvida em relação à presente Política de Privacidade, mesmo após sua leitura, ou caso precise interagir conosco sobre qualquer assunto envolvendo os seus dados pessoais, é possível entrar em contato diretamente com o encarregado de dados pessoais da Coopercica, através do seguinte canal: dpo@coopercica.com.br
Ficaremos extremamente felizes em tirar suas dúvidas ou atender qualquer demanda.
Recomendamos que verifiquem a versão atualizada desta Política de Privacidade sempre que navegarem em nosso site.
Por fim, mesmo com todas as medidas tomadas, ressaltamos que nenhuma plataforma é totalmente a prova de incidentes de segurança, motivo pelo qual, se você tiver qualquer dúvida, receio ou suspeita de que seus dados estejam em risco, favor entrar em contato conosco por meio do canal indicado para que possamos agir da maneira mais eficiente possível.
Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas e garantir que você esteja no controle de todos os seus dados pessoais.
Última atualização: 01/09/2023
COOPERATIVA DE CONSUMO COOPERCICA