Cooperado: (11) 3378-2800
Icone FacebookIcone Instagram

Monte um kit de primeiros socorros eficiente

Todo mundo tem aquela farmacinha em casa para pequenas dores musculares, febres ou indisposições gastro-intestinais. Mas será que temos os itens necessários para um kit de primeiros socorros eficiente? Para os casais de primeira viagem (ou talvez pais de primeira viagem), isso pode parecer uma pergunta cabeluda, afinal a inexperiência pode nos levar a não comprar uma vela e só lembrar da dita cuja quando a luz acabar… Então, fomos atrás de várias listas de kits de primeiros socorros e separamos os itens mais importantes para você ter na sua caixinha, além de dicas de como fazer curativos simples. Confere ai!

INSTRUMENTOS

Para montar um bom kit, é importante que ele tenha alguns instrumentos como luvas de látex,  pinça, tesoura de ponta romba para cortar as bandagens ou outros materiais e, não menos importante, um termômetro.

PARA CURATIVOS

Aqui os materiais podem ser os mais diversos, mas você deve ter em seu kit pelo menos um pacote de gaze esterilizada para estancar sangramentos, curativos adesivos de tamanhos variados (aqueles de bolinha, retângulos, etc), ataduras, esparadrapos ( pelo menos um de tecido e um micropore) ou outras fitas adesivas.

FAZENDO CURATIVOS: para cortes, o indicado é que lave em água corrente e, se possível, lave com sabão neutro. Depois, comprima a ferida com gaze esterilizada até que pare o sangramento; se, depois de cinco minutos, o sangramento não parar, procure um pronto-socorro. Caso pare, seque o corte e envolva-o com gaze esterilizada e fita para segurar a gaze no lugar.

Queimaduras: o ideal é colocar o local em água corrente em temperatura ambiente e secar o local . Caso a queimadura seja de segundo grau (com dor intensa e aparecimento de bolhas), o ideal é que aplique pomada e faça o curativo com gaze esterilizada. NUNCA tente retirar pedaços de roupas ou objetos que estejam grudados no ferimento. O ideal é que se corte ao redor com uma tesoura e vá para o pronto socorro mais próximo.

SOLUÇÕES E ANTI-SÉPTICOS

Tenha, neste item, uma solução iodada ou com clorexidina para escoriações, um pouco de vaselina estéril para as queimaduras e soro fisiológico para lavar tanto as escoriações como os olhos.

OUTROS APETRECHOS QUE PODEM SER INTERESSANTES

Você também pode colocar junto de sue kit uma bolsa de água quente/gelada, cotonetes, repelente contra insetos, absorventes e algodão.

MEDICAMENTOS

Medicamentos não devem ser ministrados sem uma orientação médica, portanto monte seu kit apenas com os chamados medicamentos de uso livre (aqueles que não têm tarja vermelha/preta) e peça orientação ao seu médico. Para que sua farmácia seja eficaz, é sempre bom que se tenha um antitérmico a base de paracetamol ou ibuprofeno, pastilhas contra dor de garganta, pastilhas efervescentes para o estômago e/ou azia e pomadas para picada de insetos.

ARMAZENAMENTO

Depois que seu kit está certinho, você pode colocá-lo em uma caixinha devidamente sinalizada, em um lugar que os pequenos não alcancem e longe da umidade e do calor (nada de deixar remédios no banheiro!); o importante, também, é lembrar que a caixa será utilizada em um momento de dor ou indisposição, por isso não a coloque muito longe das mãos… O ideal é que ele fique no armário de toalhas ou guarda roupa, já que a cozinha é muito quente. Lembre-se também de que os medicamentos com a data de validade devem ser descartados de forma consciente.