Cooperado: (11) 3378-2800
Icone FacebookIcone Instagram

Dicas para conservar suas flores

As flores são uma ótima opção para quem está procurando uma nova decoração para dentro ou fora de casa, de modo que o ambiente fique mais agradável e encantador. No entanto, para mantê-las bonitas, fulgurantes e vistosas é preciso ter alguns cuidados básicos.

Se você tem um pouco mais de tempo e gosta de se dedicar à jardinagem, as flores plantadas são ideais para você. Quando plantadas, as flores podem até florescer novamente, mas para isso é preciso alguns cuidados. Veja a seguir.

1. Regue de forma adequada

Tenha cuidado quando for regar as flores plantadas, pois se elas forem regadas demais podem até morrer. Regar em excesso também favorece o aparecimento de fungos e doenças provocadas pela umidade.

2. Adeque a iluminação

Antes de plantar uma flor ou colocá-la em algum lugar em casa é preciso saber primeiro qual a luz solar ideal para cada tipo de planta. Essa dica serve para flores e plantas em geral. Girassol, petúnia e azaleia gostam do clima quente, como no Brasil, e por isso precisam estar em lugares que favoreçam o recebimento constante da luz do sol. O lírio, violeta, begônias e algumas orquídeas, por sua vez, gostam mais da sombra.

3. Observe como a planta cresce

É preciso observar o crescimento das flores plantadas, pois algumas podem precisar de mais espaço para permanecerem saudáveis. Tenha atenção ao tamanho do vaso e troque-o caso não haja novos brotos ou se as raízes estão saindo da terra.

Flores de corte 

Se você é do tipo de pessoa que gosta de decorar sua casa com flores de corte, os cuidados devem ser um tanto diferentes. Ainda que as flores de corte possam não florescer novamente, é possível prolongar sua beleza e vigor por mais um tempo com essas dicas.

1. Tirar as flores que estão murchas

A primeira coisa que todos fazem com as flores de corte é colocá-las em um vaso. Mas é preciso, antes disso, fazer uma limpeza rápida retirando todas as flores murchas, tendo o cuidado de não deixar nenhuma folha do caule em contato com a água. Essa simples limpeza fará com que o arranjo se mantenha conservado sem se contaminar pelas flores mortas ou por outras doenças.

2. Cortar o caule na diagonal

Esse é um detalhe que poucas pessoas conhecem e praticam. Cortar o caule da flor de corte na diagonal permitirá que ela absorva melhor a água. Quando estiver cortando, cuidado para não ferir a planta e use uma tesoura própria e limpa.