Cooperado: (11) 3378-2800
Icone FacebookIcone Instagram

Dicas para preparar um ótimo peixe

1. Você nem sempre sabe se tem espinhos
Mesmo que você tenha optado por peixes já sem espinhos na peixaria ou supermercado, ainda assim alguns deles podem passar desapercebidos. Por isso, antes de prepará-lo, tente pegar alguns com os dedos, tocando o peixe, pois nem sempre conseguimos ver os espinhos. Puxe-os para fora com uma pinça de cozinha.

2. Sua marinada ficou salgada demais
A marinada é importante para dar mais sabor ao peixe, mas como se trata de uma carne mais sensível, pode absorver tempero e sal em excesso. O que pode acontecer é que, na hora de prepará-lo, o peixe vai ficar seco e mole, ao invés de firme e úmido. O sal deve ser usado com cautela no preparo, principalmente na marinada. Coloque apenas uma pitada, e acerte o sal depois, durante o cozimento.

3. Cuidado ao empanar
Para quem gosta de peixe empanado, aqui vai uma dica importante: o filé ou pedaço de peixe não deve estar muito molhado, caso contrário, na hora de fritar, corre-se o risco de deixar a crosta na panela na hora de fritar. O peixe deve estar úmido, mas não muito. Também é importante tirar o excesso de pele.

4. A panela não estava na temperatura ideal
Um dos motivos que muita gente não acerta no preparo do peixe é não saber que ele cozinha muito rápido, mas é preciso ter cautela e paciência logo no início do preparo. Deixe a panela aquecer o suficiente. Se for frito, deixe o óleo quente, mas não fumegante. Se o óleo estiver morno, o peixe pode cozinhar de forma desigual, ou seja, cozido demais em uma parte e meio cru em outra.

5. Você não cozinhou o lado com a pele antes
Faz diferença cozinhar o lado da pele antes? Sim, e muito! Como a pele é grossa e com mais gordura, demora um pouco mais para cozinhar, e assim protege a carne delicada do peixe. E depois, basta descartá-la na hora de consumir.

6. Você mexe demais no peixe enquanto cozinha
Se você virar o peixe antes que a parte de baixo esteja completamente cozida, o peixe pode ficar com muito líquido. Por isso, deixe-o cozinhando por alguns minutos antes de virar.

7. Você cozinhou o peixe por muito tempo
Talvez um dos erros mais comuns é cozinhar em excesso. Se você deixou o peixe na panela por muito tempo, provavelmente vai ficar seco e sem gosto. Os tempos de cozimentos variam para diferentes tipos de prato e peixes, usualmente em um intervalo de 3 a 5 minutos cada lado. Em caso de dúvida, use um termômetro de cozimento. Para fazer isso, retire o peixe do fogo quanto atingir 60 graus na parte mais grossa do pedaço (ou a parte com a pele). Depois, vire e cozinhe na mesma temperatura.