Cooperado: (11) 3378-2800
Icone FacebookIcone Instagram

Dicas de alimentos nutritivos para as crianças

Definir um cardápio saudável para os pequenos pode ser um desafio para pais e mães. As férias escolares, assim como outros períodos de quebra de rotina, são capazes de acentuar ainda mais essa dificuldade. Por isso, de olho no tempo livre, separamos algumas dicas de alimentos nutritivos para as crianças aproveitarem a folga com comidas gostosas e adequadas ao seu desenvolvimento!

Para Rosana Perim, gerente de nutrição do Hospital do Coração (HCor), comida saudável não é sinônimo de alimentação sem sabor. “O importante é abusar da criatividade, das cores e inventar diferentes formas para os itens do prato”, ressalta.

Alerta para os alimentos com açúcar, gordura e sódio

Rosana afirma que, atualmente, há uma série de discussões sobre a alimentação infantil. Isso porque o excesso de sal e açúcar na dieta dos pequenos pode trazer prejuízos para a vida toda. “É preciso tomar alguns cuidados no período das férias, pois as crianças fogem da rotina e há um aumento no consumo de fast foods, produtos industrializados e refeições congeladas, que contém alto teor de sódio, gordura saturada e açúcar”, aconselha Perim.

Que tal investir nas frutas, legumes e verduras?

Para a especialista,  as frutas se apresentam como uma excelente opção para lanches ao longo do dia. Para serem introduzidas no cotidiano, as estratégias são diversas e vão depender do que funciona melhor com cada criança. “Nas férias, é comum que a frequência do consumo de frutas, verduras e legumes diminua, mas é importante que esses alimentos não saiam do cardápio. Além disso, as frutas são ótimas para hidratar, fornecer energia, vitaminas e minerais”, sugere Rosana Perim.

Alimentos saudáveis para fortalecer o organismo durante o inverno

Segundo a gerente de nutrição do HCor, nesta época do ano, os problemas de saúde de indivíduos nessa faixa etária ficam por conta de resfriados, gripes e crises respiratórias por causa do inverno e da poluição. “Comer bem e corretamente favorece o organismo e o deixa mais resistente. Além disso, alimentos nutritivos mantêm a saúde e o desenvolvimento das crianças”, afirma Perim.