Cooperado: (11) 3378-2800
Icone FacebookIcone Instagram

Dia Internacional do Cooperativismo

O Cooperativismo é uma doutrina que considera as cooperativas como forma ideal de organização da humanidade, baseado na democracia, participação, direitos e deveres iguais para todos, sem discriminação de qualquer natureza, para todos os sócios.

O cooperativismo como conhecemos hoje tem suas origens na Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra do século 18, época em que a mão-de-obra perdeu grande poder de troca. Os baixos salários e a longa jornada de trabalho trouxeram muitas dificuldades socioeconômicas para a população. Diante desta crise surgiram, entre a classe operária, lideranças que criaram associações de caráter assistencial. No entanto, a experiência não teve resultado positivo.

A partir dessa experiência inicial, os trabalhadores buscaram novas formas de superar as dificuldades que assolavam a população frente ao severo capitalismo que avançava a cada dia. Surgiu então, a ideia de criar uma organização formal chamada de cooperativa, onde regras, normas e princípios próprios seriam praticados com o intuito de respeitar os valores do ser humano. Como principais valores, aclamavam a adesão voluntária e livre, participação econômica dos membros, gestão democrática e livre, autonomia, independência, educação, informação, intercooperação e interesse pela comunidade.

Qual a importância do cooperativismo?
O cooperativismo é um ramo que cresce e se profissionaliza, no mundo todo. Há, no Brasil, cooperativas atuantes em 13 ramos: agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte e turismo e lazer. Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras, 46 milhões de brasileiros são beneficiados pelo trabalho cooperativista e, entre 2004 e 2013, o número de cooperados cresceu 88% e o de empregos gerados, 83%. A chamada economia solidária permite a parcelas da população mais vulneráveis sobreviver em períodos de crise econômica, por meio de ajuda mútua.

No Dia Internacional do Cooperativismo, que tal se tornar um dos nossos Cooperados? Venha se inscrever em nosso site: é rápido e cheio de vantagens! Confira AQUI!

Fonte(s): Guia do Estudante, Portal Baiano das Cooperativas, Ministério da Agricultura.