Cooperado: (11) 3378-2800
Icone FacebookIcone Instagram

Como remover manchas de tinta da roupa

Como todos sabemos, a pintura é uma tarefa complicada. Então, antes de deixar suas roupas com manchas de tinta para sempre, tente uma dessas soluções simples para remover essas manchas … nós garantimos que de fato funcionarão!

1. Nem toda tinta é feita da mesma maneira

Tirar tinta das suas roupas vai depender de algumas coisas diferentes. Para começar, tudo depende da rapidez com que a mancha da tinta cai na sua roupa. Se você notar no momento em que cair na roupa, ou enquanto ainda está úmida, a melhor maneira de removê-la é com uma colher ou uma faca, retirando-a o máximo possível antes de secar e, em seguida, usando um removedor de manchas no que sobrar. Lidar com uma mancha de tinta seca é um pouco mais difícil, mas há muitos truques simples que podem ser usados para lidar elas. O melhor método para tirar tinta das roupas depende do tipo de tinta que é. Portanto, antes de esfregar a mancha, verifique se você sabe com que tipo de tinta está lidando, oferecendo a melhor solução.

2. Detergente

Se a mancha da tinta for à base de água ou látex – o tipo usado para grandes projetos de pintura, como paredes ou tetos – o detergente para louça é o seu removedor de manchas ideal. Lave o tecido manchado com um pouco de água morna e enxugue a mancha com um pano embebido em água e um pouco de detergente. Deixe a solução descansar por alguns minutos, depois limpe e lave com água morna. Repita o tratamento conforme necessário e lave a roupa em água fria. Este método funciona em tinta acrílica, uma tinta brilhante favorecida por artesãos que usam superfícies como madeira e lona, especialmente se a tinta ainda estiver um pouco molhada. Uma coisa que você precisa verificar antes de tentar esta técnica é certificar-se de que suas roupas não estão soltando a tinta de sua coloração, se isso estiver acontecendo, trate primeiro com sabão.

3. Álcool

Esta é outra ótima solução usada para remover manchas de tinta látex e é uma ótima solução para experimentar logo de cara. Também é bom tentar se o tratamento acima mencionado não funcionar. Para começar, molhe a mancha com um pouco de água morna. Em seguida, mergulhe um pedaço de algodão ou uma escova de dentes em álcool e esfregue-a na mancha. Lave com água morna e repita o processo conforme necessário. Álcool também funciona na remoção de manchas de tinta acrílica. Uma vez tratado, jogue a roupa na lavadora para remover os vestígios finais da mancha e do álcool.

4. Removedor de esmalte

O removedor de esmalte funciona da mesma maneira que o álcool quando se trata de manchas de tinta. É mais eficaz em tintas de látex, por isso molhe um pano nele e depois passe na mancha. Isso deve ajudar a soltar a maior parte da tinta. Por fim, coloque a roupa na lavadora. Apenas certifique-se de que o tecido da roupa não contenha acetato ou triacetato, pois a acetona do removedor de esmalte pode danificar essas fibras.

5. Spray de cabelo

O spray de cabelo irá efetivamente remover tinta das roupas, especialmente se a mancha for pequena. Como os sprays de cabelo em aerossol contêm álcool, a pulverização de uma mancha pode ajudar a soltar a tinta latex persistente. Então, borrife a mancha até que esteja completamente coberta, então dê uma boa esfoliação com uma escova de dentes velha. Isso deve soltar a tinta. Depois de ter esfregado, você também pode tentar colocar água morna sobre a mancha ou borrifá-la com um removedor de manchas comum. Em seguida, jogue-o na máquina de lavar roupa.

6. Desinfetante para as mãos

O desinfetante para as mãos também contém um pouco de álcool, de modo que ele pode ajudar a soltar uma mancha de tinta de látex. O método para este é semelhante ao uso de spray de cabelo. Cubra a mancha com desinfetante para as mãos, esfregue com uma escova de dentes e jogue a roupa na máquina. Se você está preocupado em tirar uma mancha, use tanto o desinfetante para as mãos quanto o spray de cabelo para dobrar a eficácia.

7. Sal, vinagre e amônia

Esta é uma ótima maneira de tirar tinta das roupas. Misture uma colher de sopa de sal, com duas colheres de sopa de vinagre e duas colheres de sopa de amônia. Em seguida, usando um pano ou escova de dentes velha embebida na mistura, esfregue a mancha até que saia. Se a mancha for grande ou persistente, encha a pia com água e misture alguns dos ingredientes, mantendo a proporção de duas partes de amônia e vinagre, com uma parte de sal. Deixe a roupa na pia por várias horas de molho e esfregue a mancha com uma escova de dentes velha novamente.

8. Sabão de roupa

Às vezes a solução mais simples é a melhor. Se você está lidando com tinta acrílica, tente molhar um pano em sabão líquido e esfregar a mancha com ele. Se você estiver preocupado com a força do sabão não diluído ou com um tecido mais delicado, misture com um pouco de água e aplique-o na mancha. Seque e esfregue a mancha conforme necessário. Este método também funciona bem em tinta spray. Certifique-se de que você mergulhou completamente a mancha no sabão antes de enxaguar.

9. Óleo essencial de lavanda

Há outra solução ultra fácil para remover manchas de tinta látex. Tudo o que você precisa fazer é colocar de cinco a sete gotas de óleo essencial de lavanda na mancha e deixá-lo descansar por meia hora. Uma vez que o óleo tenha sido absorvido, use uma colher invertida ou faca de manteiga para raspar o máximo possível da tinta solta. Se toda a tinta não sair, repita conforme necessário ou tente um dos outros métodos.

10. Fita adesiva

Diz-se que a fita adesiva pode consertar tudo e realmente tem uma incrível variedade de usos – um dos quais é tirar a tinta da roupa. Isso funciona melhor em tinta látex que está completamente seca. Certifique-se de não molhar o tecido primeiro, tente soltar um pouco da tinta raspando-a com uma faca de manteiga ou uma escova de dentes velha. Em seguida, pegue um pequeno pedaço de fita adesiva e use o lado adesivo para tirar o máximo de tinta possível.