fbpx
Cooperado: (11) 3378-2800
Icone FacebookIcone Instagram

Como organizar a casa para o Ano Novo

Nas festas de fim de ano é comum a reunião de amigos e familiares para confraternizarem as datas comemorativas. Se você é o responsável por receber toda a galera esse ano, confira essas dicas fundamentais para as festas de fim de ano não se transformarem uma dor de cabeça.

Criamos um check-list para você, que vai receber os amigos e familiares em casa, deixar a comemoração das festas de fim de ano ainda mais agradável e divertida.

Convidados
O primeiro passo é confirmar a presença de todos os convidados e quantidade final para a ceia. Com isso, você tem a ideia do número de pessoas que participarão das comemorações e como estruturar a recepção. Calcular a quantidade de comida e bebida que serão servidas não é uma tarefa fácil. Assim, o ideal é pensar o tempo de duração das festas e o menu que será servido. Você deve estar se perguntando: como calcular a quantidade certa? Calma, separou alguns pontos essenciais pata te ajudar nessa tarefa. Confira:

Queijos: Queijos e frios 150g por pessoa e 50g por pessoa de pão.

Churrasco: 300 gramas de carne por pessoa, 300g de frutas/legumes/verduras por pessoa, 100g de farofa por pessoa; 1 pacote de carvão a cada 10 kg de carne.

Almoço ou jantar: 50g de arroz cru por pessoa (o arroz aumenta bastante);
300g de carnes/peixe/frango por pessoa; 150g de frutas/legumes/verduras por pessoa.

Vinho tinto: 1 garrafa de para cada 3 ou 4 pessoas durante o jantar.

Champagne: 1 garrafa para cada 2 pessoas em uma festa “bolo-com-champagne”, onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa e 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas na hora do brinde.

Uísque: 1 garrafa de 750ml para 6 pessoas

Cerveja: 2 garrafas por pessoa (se não tiver outras bebidas) ou 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados se houver também vinho tinto e branco.

O menu
Depois de calcular, é hora de escolher os pratos que irão compor a ceia do Ano Novo. Tortas e quiches devem ser preparadas antes e congeladas. Isso, poupa a correria no dia das comemorações de fim de ano.

Como prato principal, é comum servir peru, tender chester e pelo menos uma opção de peixe ou frutos do mar. Nos doces, o ideal é sempre preparar uma opção mais elaboradas, como o famoso pavê e tortas trufadas, e outro prato com base principal de fruta. Depois de definir o menu, é preciso decidir se a ceia será encomendada, feita inteiramente pela dona da casa ou dividida entre os convidados.

Limpeza da casa
Para muita gente, a limpeza da casa também é um grande problema para as comemorações de fim de ano. Por isso, o ideal é reunir todas as informações do dia, como a quantidade de convidados e o que será servido. Com isso, você consegue delimitar os espaços que você utilizará em casa e como será servido o ambiente.

Depois de definir a área, o próximo passo é fazer a limpeza geral, com pelo menos um dia de antecedência antes das festas. Escolher o produto certo para cada canto da casa ajuda muito, principalmente para evitar trabalho redobrado.