Cooperado: (11) 3378-2800
Icone FacebookIcone Instagram

Como limpar o sofá

Além de ser um dos principais itens de decoração de uma sala de estar, o sofá também é sinônimo de conforto. É nele onde a maior parte das pessoas passam os seus momentos de descanso e lazer. E para esses momentos serem prazerosos e bem aproveitados, é essencial que o móvel esteja limpo.

Só de pensar em lavar o sofá já dá um desânimo pelo esforço que a atividade requer. E, mandar lavar em um lugar especializado acaba saindo muito caro para acontecer frequentemente. Por isso, separamos para você algumas dicas que vão te ajudar a manter a sua mobília limpa no dia a dia e que facilitam a limpeza mais pesada do móvel. Confira:

Cuidados com o Tecido
Antes de fazer qualquer tipo de limpeza no seu sofá, verifique na sua etiqueta qual o tipo de tecido, e quais os produtos ideais para cada tipo de lavagem. Os tecidos do móvel tem a seguinte classificação:

Letra O — indica que pode ser lavado com água;
Letra W — deve ser higienizado usando pano úmido e produtos específicos;
Letra P — recomenda-se a lavagem a seco;
Letra F — mostra que é imprescindível a contratação de profissionais para a lavagem.

Limpeza semanal
Para que você não tenha que lavar o seu sofá com tanta frequência, o ideal é fazer uma pequena limpeza semanal com um aspirador de pó para remover as partículas de pó e migalhas. No lugar do aspirador de pó, você pode optar pelo uso de um pano úmido.

Lavando sofá de tecido
A maioria dos sofás são feitos de tecido, e até os de chenille, podem ser lavados em casa sem muito esforço. A única exceção são para os sofás estofados, que precisam ser lavados a seco. Se não for o caso, pode ficar tranquilo e usar esses passos:

Tire o excesso de sujeira do sofá usando um aspirador de pó, sempre seguindo o sentido da fibra;
Em seguida, misture um pouco de sabão líquido com 20 ml de água. Aplique no móvel utilizando uma escova de cerdas finas sempre seguindo a fibra do tecido. Evite usar muita água para lavar o sofá;
Depois, enxágue o móvel usando um pano úmido e limpo, em seguida seque com outro pano limpo;
Por fim, ventile a área para secar mais rápido;
Lavando sofá de couro
Limpar sofá de couro é mais fácil, basta usar um pano limpo umedecido com água morna e secar imediatamente com um pano de algodão. Dessa forma, caso o sofá tenha perdido o seu brilho com o passar dos tempos, aplique um pouco de hidratante para couro com o auxílio de um pano de algodão, isso irá reidratá-lo.

Lavando um sofá de vinil
Para lavar um sofá de vinil, use a mesma mistura de sabão líquido e água, mas ao invés da escova, aplique o produto usando um pano. Tire o excesso de sabão usado um pano úmido e em seguida seque com um pano seco.