Cooperado: (11) 3378-2800
Icone FacebookIcone Instagram

Como limpar a mamadeira

Cuidados com o pequeno nunca são demais. Bebês recém-nascidos não possuem um sistema imune muito eficiente, e estão sujeitos à gripes, inflamações e infecções gastrointestinais. Por isso, uma das maneiras de cuidar da sua saúde do seu bebê é a esterilização das coisas do bebê.

A esterilização é uma técnica de limpeza que elimina todas as bactérias que podem ser encontradas nos objetos do bebê. Para crianças recém-nascidas e até os 6 meses de idade, é recomendável esterilizar mamadeiras e chupetas sempre depois de usadas. Depois dos 7 meses, a necessidade de esterilização passa a ser de uma vez por dia, e os pais podem diminuir esse número ao decorrer do tempo até não precisarem mais esterilizar as coisas da criança.

Confira algumas dicas:

No fogão

A primeira e mais antiga forma de esterilização é no fogão. Para começar, desmonte a mamadeira e lave-a normalmente com água morna e detergente neutro, para remover os restos de leite. Em seguida coloque as peças da mamadeira e as chupetas do bebê dentro de uma panela e cubra com água, leve ao fogo e deixe ferver de 5 a 10 minutos. Depois, retire com uma pinça esterilizada e deixe-as secar sozinhas. Por fim, guarde em local seco, limpo e fechado.

No microondas

Para a esterilização no microondas, também é necessária uma pré-lavagem das mamadeiras. Leve ao microondas um recipiente de vidro com as mamadeiras e chupetas cobertas de água, ligue em potência máxima por 8 minutos, ou de acordo com a orientação do fabricante. Em seguida, retire-as, deixe secar normalmente. Por fim, guarde.

No esterilizador elétrico

Nesse caso você deve seguir as orientações do fabricante do esterilizador elétrico. Geralmente o procedimento dura entre 7 e 10 minutos, e o aparelho específico para essa atividade traz uma vantagem de que não desgasta tanto os produtos. Após o processo de esterilização os deixe secar e guarde como de costume.

Uma dica extra para a saúde do seu bebê é ficar atento nos componentes dos plásticos das mamadeiras e chupetas, alguns desses produtos possuem substâncias prejudiciais que são liberadas com o calor.