Cooperado: (11) 3378-2800
Icone FacebookIcone Instagram

Churrasco na folia de Carnaval sem dor de cabeça

O carnaval combina com bloquinhos, folia e também muito churrasco entre amigos e a família.

Existem alguns cuidados básicos na hora de fazer um churrasco impecável, para que ele seja um verdadeiro sucesso. Separamos aqui as principais dicas para você fazer o seu! Confira:

1. Prepare a churrasqueira
Acender o carvão é um detalhe muito importante na hora do churrasco. Para que o carvão esteja pronto para grelhar suas carnes é preciso de, no mínimo, uma hora de contato dele com o fogo. Quando o carvão ganhar uma coloração branca – ou cinza clara – é sinal de que a brasa está pronta para receber a carne. Não se esqueça de que, depois disso, a sua carne também pode levar mais uma hora para chegar ao ponto ideal de consumo.

2. Não use somente sal grosso para temperar as carnes
É possível ousar um pouco mais e explorar outros temperos que, combinados com o sal grosso, podem dar muito certo nas suas carnes.

Nas peças de fraldinha, por exemplo, o sal pode ser combinado com o tomilho, com azeite de oliva ou até mesmo com a manteiga para deixá-la mais saborosa. É importante sempre se lembrar de colocar o sal primeiro na carne, esperar um tempo para que ele seja absorvido, para depois acrescentar os outros ingredientes.

Pode ser interessante também misturar o sal grosso com um pouco de ervas secas – como sal de aipo, alho e ervas – para dar mais sabor à sua carne. Lembre-se somente que é preciso ter um pouquinho de atenção na hora de salgar as peças ao fazer um churrasco: adicionar o sal somente no momento de grelhar as carnes (para não perder a suculência) e evitar o excesso de sal em carnes já fatiadas (já que elas absorvem o conteúdo mais facilmente).

3. Churrasco não é só carne, não esqueça os acompanhamentos
O carboidrato nunca deve faltar em um churrasco. Por esse motivo, as carnes sempre são servidas acompanhadas de farinha, farofa, arroz, pães e batatas. As batatas, especificamente, são consideradas o acompanhamento perfeito da carne, especialmente se você opta por assá-las na grelha, embrulhadas em papel alumínio por 30 minutos.

A salada de folhas também é um excelente acompanhamento para suas carnes. Escolha folhas com sabor mais forte e picante, como o agrião e a rúcula, e evite montar pratos com maionese ou outros ingredientes muito gordurosos. Lembre-se que as carnes têm um teor mais alto de gordura e, por isso, demandam complementos mais leves.

4. Carne boa é carne assada de maneira correta
O segredo do sucesso ao fazer um churrasco é saber explorar bem as técnicas de grelha das carnes. Dessa forma, é possível garantir a maciez, suculência e sabor das peças.

De maneira geral, colocam-se as carnes bem próximas da brasa do carvão por um período bem curto – de 5 a 15 minutos – para selar sua superfície e evitar que seu interior resseque durante o preparo. Para quem gosta de uma carne mal passada, inclusive pode ser o ponto ideal de alguns cortes. Para carnes mais grossas ou mais bem passadas, é necessário transferir as peças, depois de seladas, para um espaço na grelha mais distante do fogo, para que ela grelhe de maneira homogênea. Um cuidado importante que devemos ter no preparo é com as labaredas de fogo, causadas geralmente por gotas de gordura que podem pingar na brasa durante o aquecimento da carne. Nunca jogue água para apagá-las: prefira sempre jogar cinzas de um churrasco anterior ou um pouco de areia para conter a altura do fogo e não perder a brasa.

Agora é só reunir a galera e cair na folia (com moderação) e muito churrasco! Não se esqueça de visitar uma de nossas unidades para garantir as ofertas de carnaval para seu churrasco.

Fonte: Lopes Supermercados